TRADUÇÃO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 23 de junho de 2010

representações linguísticas comprometidas

     O conceito não é puro. Ele é dotado de propriedades variáveis e invariáveis. Aquilo que é invariável detem a parcela de significado do conceito.
     Então... Por meio da negociação 24x7x365 entre o variável e o invariável, o sujeito (indivíduo) tem a oportunidade de construir seus conceitos particulares e manter uma relação com as situações e os significantes.
     Situações que fazem muito sentido para o indivíduo estão carregadas de "verdades" e de "pensamentos". As verdades são a base para reformulação dos pensamentos, que por sua vez podem reestruturar as verdades, iniciando assim uma eterna negociação conceitual cognitiva.
     Respeitar a individualidade e a diversidade da cognição humana é um elemento de importância ímpar para o bom desenvolvimento educativo, pois a aprendizagem requer lentidão e gradualidade diante dos campos conceituais disponíveis nos diversos telencéfalos humanos.
     Uma interpretação reducionista de que tais campos são meras operações lógicas podem colocar em risco a boa e eterna negociação conceitual, comprometendo assim os significantes.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eis aquiii ...
    Grande,grande...
    Eleandroooo...a luz que até em meio tempestuoso não se apaga...salve,salve...

    ResponderExcluir