TRADUÇÃO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

um olhar para o vinho

O vinho é uma das primeiras criações da humanidade. É um elemento de festa ou de cerimônia religiosa. Já ocupou um lugar privilegiado em inúmeras civilizações que o consideravam como acompanhante necessário a um banquete. Pode ser ainda, medicamento e antisséptico.
Durante sua jornada, o vinho esteve, e está relacionado a grandes descobertas, como, por exemplo, as primeiras reações químicas encontradas pelo homem: a fermentação e a oxidação. É certo que há cerca de sete mil anos o vinho está intimamente ligado à cultura europeia – e continua a inspirá-la. Mas de fato, o vinho desempenhou muitos papéis. Isto significa que o tratamento que damos ao vinho é muito particular, e com muito cuidado e expectativa espera-se que uma nova garrafa seja aberta.
Lendo bem o rótulo, é possível determinar a origem, procedência e qualidade de um vinho. Para degustá-lo são necessários alguns rituais como, por exemplo:
·         Incline o copo próximo da horizontal, isso lhe permite analisar a cor, largura e tom da “borda”;
·         Segure o copo pela haste, ou pelo pé, entre o polegar e o indicador para aspirá-lo antes de fazê-lo girar no copo;
·         Faça-o girar – a maioria dos destros o faz no sentido anti-horário;
·         Examine as “pernas” ou “lágrimas”, elas são espessas ou finas, descem rapidamente, ou lentamente pelas paredes do copo;
·         Inale! Sinta de forma profunda ou suave, natureza do vinho;
·         Experimente o vinho num gole razoável e, de preferência, “mastigue-o”, e ao apertar os lábios, aspire o ar para arejá-lo,
            Para esse natal – regado a muito vinho – é imprescindível que saibam escolher o vinho que irão beber, e ao mesmo tempo, servir a seus convidados. Segundo o sítio na internet vinhos do Brasil1 o cardápio disponível no país para as uvas tintas são as seguintes: Cabernet Sauvignon; Merlot; Cabernet Franc; Pinotage; Pinot Noir; Syhah; Tannat. Para as uvas brancas temos: Chardonnay; Malvasia Bianca; Moscato Branco; Moscato Canelli; Prosecco; Riesling Itálico.
            Associações entre estilos de vinhos e receitas a fim de facilitar a escolha de um vinho é uma decisão que, no entanto, deve ser tomada sempre em função de gosto pessoal. Mas para esse natal tenho as seguintes sugestões: leitão assado é aconselhado vinho tinto jovem de uva Cabernet Sauvignon; frango ao alho com tintos envelhecidos, bem como carneiro; estrogonofe de carne com uvas Merlot. Se o frango for ao creme de champignon, vinho branco de uva Riesling; no caso de massas com molho à base de carne, todos os tintos, e vinhos brancos, com massas à base de peixe, ou creme de leite; panquecas de queijo e lagosta, vinhos de uva Chardonnay. Estas são algumas situações de combinações que podem ser feitas e refeitas [...].
 O seu natal será sensacional, se o seu gosto fizer de você alguém que facilita a escolha do vinho, e que seus convidados se sintam à vontade para compartilhar do saboroso poder de degustar um bom vinho. Feliz natal e um próspero ano novo.

Para saber mais: Larousse do Vinho
Foto: Diônatas Piovezan - dpiovezan@gmail.com
1Disponível em http://www.vinhosdobrasil.com.br/vinhos_servico.php, acesso em 23 nov. 2010.

2 comentários: